quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Mais um pouquinho...

Pessoa, sabe aquela história do cara que começa a incomodar fulano de tal por qualquer ou quaisquer dos 3 motivos abaixo:
- fulano de tal anda fazendo algo suspeito;
- fulano de tal não anda fazendo o que deveria fazer;
- fulano de tal está tentando fazer algo, mas o cara não deixa?
Aí o fulano de tal tem a seguinte idéia: dar um "cala a boca", que é pra o chato do cara deixar ele agir.
O termo "cala a boca" tem alguns significados em nossa rica língua portuguesa. Lá em Pindaíbarama funciona mais ou menos assim:
- o Rei quer aprovar ou vetar algo de seu interesse lá na sede. Mas os caras da sede começam a empatar a transação. Qual a solução? "cala a boca" - paga-se um semanão (benefício do tipo você sabe qual), arruma-se uns cargos aqui e ali, e estoura-se o orçamento.
- O ensino é de péssima qualidade. Escolas caem aos pedaços, profissionais do ensino ganham mal e sofrem ameaças de aluninhos delinqüentes. O que fazer? "Cala a boca" - não tem aumento pra professor, aluno vai continuar burro e sem chances de qualificar-se pra um futuro melhor ou de questionar as mazelas de Pindaíbarama, pois não tem informação suficiente pra isso. Mas em compensação, tem aprovação automática e ainda uma graninha como prêmio se andar na linha! E estoura-se o orçamento.
- Pindaíbalenses sofrem com a fome e a falta de perspectivas na vida. Muitos estão nas ruas, à margem da vida. Problema antigo que gerou violência nas áreas pobres e tornou-se imenso, a ponto parar em todos os lugares. A polícia de lá também é muito mal-remunerada e muitos tendem à corrupção. Há troca de tiros entre polícia e bandido, bandido e bandido, polícia e polícia, qualquer um e qualquer um, em plena luz do dia, a qualquer hora e em quem pegar. Como é que fica? "Cala a boca" - pra diminuir a fome, vai um incentivo de 350 petecas reais aí. Quem consegue, muitas vezes nem quer arrumar emprego, pra não perder o benefício. Isso é o que dá pra fazer. Pensando bem, poderia ser feito algo melhor, mas dá muito trabalho. E pra polícia também não tem aumento, mas tem um benefício se o policial inscrever-se num desses programas-enche-linguiça, porque ele ganha também 350 petecas reais. Legal, né? E estoura-se o orçamento.
- As condições nos hospitais são péssimas. Profissionais da saúde ganham mal, assim como os do ensino, e fazem greve. Faltam remédios que deveriam ser distribuídos gratuitamente, pessoas morrem amontoadas como animais, etc. e tal. E aí? "cala a boca" - nesse caso ainda não tem nada não, porque o orçamento estourou. E não enche!

Nenhum comentário: