terça-feira, 4 de agosto de 2009

Marina vem aí?

Lembra daquela ex-Ministra do Meio Ambiente que veio antes de Carlos Minc, a Marina Silva? Depois de uma pesquisa encomendada, o pessoal do PV deu-se conta de que a moça é respeitada. Pois é, ela foi convidada para candidatar-se à Presidência da República nas próximas eleições. Mas afinal, quem é ela e de onde veio?

Há mais de 30 anos partidária do PT, a senadora Maria Osmarina Marina Silva, ambientalista e pedagoga, nasceu em 1958 no Estado do Acre (AC), num lugar chamado Breu Velho, no meio do seringal, a 70 km de Rio Branco. De família bem modesta, teve nada menos que 10 irmãos, dos quais só 7 sobreviveram. Trabalhou nos seringais, cortou roçados, caçou e pescou, tudo para ajudar seu pai a pagar dívidas com o dono das seringueiras onde trabalhavam. Nesse lugar nem havia escolas; até os 14 aos só sabia as 4 operações básicas da matemática.

Mesmo assim, conseguiu formar-se em História em 1985, pela Universidade Estadual do Acre, onde conheceu as teorias marxistas. Também nessa época ingressou no Partido Revolucionário Comunista (PRC) mais tarde incorporado ao PT.

Foi professora no antigo 2º grau, começou a atuar no movimento sindical, foi companheira de luta de Chico Mendes, fundando juntos a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre - lá tem também, ué - atuando como vice-coordenadora até 1986, mesmo ano em que filiou-se ao PT.

Apesar de uma candidadura nesse mesmo ano, só conseguiu ser eleita um pouco depois, em 1988, como a vereadora mais votada e como ocupante da única vaga de "esquerda". Como tal, lutou contra os pivilégios dos vereadores, chegando ao ponto de devolver benefícios financeiros, obtendo assim adversários de peso mas muita admiração do povo local.

Em 1990, candidatou-se novamente, então como deputada estadual, e novamente foi campeã de votos. Foi quando descobriu estar contaminada por metais pesados da época em que trabalhava nos seringais. Em 1994 foi eleita senadora pelo Acre, vencendo os figurões locais; foi Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1995 a 1997 e, em 2003, convidada a ser Ministra do Meio Ambiente no Governo Lula, onde permaneceu até 13/08/2008.

O motivo de sua saída? Basicamente o que já conhecemos: seus interesses não estavam de acordo com os interesses da galera cheia do dinheiro e da influência, que deseja lucrar não importando como...

*******

Marina Silva - veio de baixo, passou necessidades, lutou muito, conseguiu um diploma universitário, foi sindicalista, é ambientalista e é também dona de uma senhora reputação. É praticamente o Lula com upgrade. Se tem chance ou não tem? Veremos se o carisma é igual. Mas não dá para negar que é uma adversária de peso para a Dilma...

*******

- Marxismo: conjunto de idéias filosóficas, econômicas, políticas e sociais que compreende o Homem como um ser social histórico capaz de trabalhar e produzir seu sustento, o que o diferencia dos outros animais. Foi base do movimento comunista, sistema econômico e doutrina política e social que defende uma sociedade sem classes e sem Estado, baseada na propriedade comum.



Fontes:
http://www.senado.gov.br/
http://www.eafmanaus.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/

Um comentário:

Unknown disse...

Também concordo que Marina seja uma adversária de respeito e com condições de administrar o país,porém há que se pensar em uma forma de campanha eficiente para almejar o objetivo.Carisma não vai faltar!!!!!!