segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aulas e Gripe Suína

Hoje estava ouvindo a Band News FM e o colunista José Simão dizia que tem uma amiga que faz Faculdade. As aulas por lá haviam sido suspensas até a segunda ordem por causa da gripo H1N1 - não adianta, que esse nome não pegou - para evitar transmissão em massa. Sabe o que ela fez? Pensou "oba, tô em férias" e só vive em shopping, balada, cinema... e concluiu assim seu relato: então a gripe suína só é transmitida em sala de aula!

Também vi na TV Globo uma reportagem sobre crianças que tiveram aula suspensa - pena, não me recordo o local. As suas mães, não tendo com quem deixá-las para trabalhar, procuraram uma daquelas senhoras que tomam conta de crianças. Resultado: um monte de crianças com a mulher, que vive numa casa pequena e, pelo que observei, pouco arejada e espaçosa.

******

A gripe suína - que a pedido dos criadores de porco, teve seu nome alterado para H1N1 por ser uma variação do vírus Influenza (H5N1), aquele da gripe aviária - existe há algum tempo. O vírus foi isolado pela 1ª vez em 1930, e parece que o 1º caso deu-se nos EUA em, 1976. Como todo vírus, é passível de mutações, grande motivo de preocupação para cientistas e governos. E estudos científicos já comprovaram que mulheres grávidas sofrem risco altíssimo de contágio com perigo de agravamento. Vide os casos conhecidos.

Que medidas o governo brasileiro adotou pra controlar a disseminação dessa doença? Sei apenas dessas:
- Disponibilizou um nº de telefone - 0800-2810100 - para o qual a pessoa deverá ligar em caso de suspeita, antes de dirigir-se a uma unidade de atendimento. Isso por causa da triste situação que a saúde pública do nosso Brasil vive;

- Mandou retirar do mercado o remédio antiviral Tamiflu, fabricado pelo laboratório Roche, o mais indicado até agora para os casos de gripe suína. Isso para evitar a automedicação, pois estudos realizados na Grã-Bretanha constataram que o remédio provoca efeitos colaterais em crianças (náuseas, dores na cabeça e ma barriga, insônia, pesadelos). Comprou várias caixas e mandou fabricar outras tantas com a devida autorização do laboratório, para distribuir gratuitamente. Bem, minha sobrinha tem 20 anos e pegou gripe suína, mas nem viu a cor desse remédio. Graças a Deus ela já está bem;

- As prefeituras brasileiras estão tomando medidas tardias e isoladas. Algumas suspenderam aulas; outras distribuem máscaras; outras disponibilizaram viaturas em várias localidades com pessoas a postos para prestar esclarecimentos, assim como portais na internet e exames laboratoriais; outras fizeram tudo isso em conjunto, e outras não fizeram absolutamente nada.

******

Para ilustrar:

No México, o administrador do Distrito Federal de lá paralisou a Cidade e mandou todo mundo para as suas casas por um bom período. Todos obedeceram e receberam máscaras, distribuídas por ele.

Na China, o Governo foi bem radical: proibiu a entrada de pessoas no país. Já viu quanta gente tem lá?

O governo dos EUA decretou situação de emergência e tomou uma série de medidas preventivas.

Cuba criou um programa de prevenção, numa parceria entre Ministério da Saúde Pública, Defesa Civil, Instituto de Medicina Veterinária e outros órgãos do país.

Bem, o site do Veja - logo abaixo - tem uma matéria interessante a respeito. Acessa, os links, gente. Todo cuidado é pouco!



Fontes:
http://www.wikipedia.com.br/
http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia-saude/gripe-suina-gripe-aviaria-semelhancas-diferencas-466739-shtml
http://www.ecodebate.com.br/2009/08/01/estudos-mostram-que-o-antiviral-tamiflu-oseltamivir-provoca-efeitos-colaterais-em-criancas/

Nenhum comentário: