quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quem são Eles? (Parte IV)


Ai, pessoa! Tá difícil manter os prazos... Vamos lá.
O assunto de hoje é o "figuraça" Fernando Gabeira, candidato pelo Partido Verde (PV) sob o número 43, e coligação Frente Carioca – PV, PSDB e PPS.

Escritor, jornalista e deputado federal do Rio, nasceu em Juiz de Fora (MG) e tornou-se “carioca” em 1963. Tem duas filhas. Foi redator do Jornal do Brasil, período em que seu estilo era reconhecido até nos bilhetes que escrevia.
No final dos anos 60 ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Participou do famoso seqüestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil juntamente com o MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), em troca da libertação de 15 presos políticos de esquerda. Foi baleado, preso e exilado por dez anos. Nesse período, esteve no Chile na época em que Salvador Allende foi derrubado pelo golpe militar. Conheceu e trabalhou em outros países, onde participou de investigações contra a mesma ditadura que o exilara.
No final de 1979, de volta ao Brasil graças à Lei da Anistia, lançou o best seller “O que é isso, companheiro?”, referência da resistência contra a ditadura militar que acabou por virar filme com o cineasta Bruno Barreto. Nos anos seguintes, escreveu sobre luta armada, liberdades individuais e ecologia, e lançou livros em que questionava velhos conceitos e divulgava seus pensamentos de vanguarda.
Em 1985, no Rio de Janeiro, voltou a ser detido durante numa sessão "pirata" do filme "Je Vous Salue, Marie", censurado pelo Governo Sarney. Nessa época, então partidário do PT, já era engajado no movimento ecológico e pacifista que daria origem ao Partido Verde (PV), fundado por ele e um grupo de ecologistas, artistas e intelectuais.
Em 1986, pelo PV, candidatou-se ao governo do estado em coligação com o PT. Sua campanha já abordava temas como qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, liberdades individuais e coletivas, direitos das minorias e democratização das comunicações. Seus comícios e passeatas ganharam cores variadas e altas performances, uma novidade para a época. Em 1994, foi eleito deputado federal pelo PV; e em 1998, reeleito. Em 2002 trocou o PV pelo PT, sendo novamente eleito. Porém, acabou deixando mais uma vez o partido, e durante algum tempo exerceu seu mandato sem legenda. Em 2005, na Câmara dos Deputados, Gabeira chamou o então Presidente da Casa, Severino Cavalcanti de "vergonha para o país", e ameaçou começar um movimento para derrubá-lo caso continuasse a apoiar, em nome do Congresso, empresas que utilizam trabalho escravo. Também participou da CPI das Sanguessugas, em 2006, como um dos sub-relatores. Nesse ano, filiado novamente ao PV, concorreu à reeleição e foi um dos deputados federais mais votados do Rio de Janeiro.



Suas propostas de governo:

Gabeira não deixou nada muito claro quanto ao que pretende fazer: diz que pretende realizar seus planos de governo através de parceria Governos Federal/Governo Estadual/iniciativa privada, mas que o Rio de Janeiro precisa, além das parcerias, de uma liderança firme que torne a Cidade próspera e competitiva. Falou até em "choque de capitalismo" (algo assim como a iniciativa privada investir na revitalização da Cidade em troca de algumas concessões), mas diante de um tema tão vasto e polêmico, acabou desconversando. Resumindo:

A) Segurança:
- Contenção da expansão das favelas;
- Combate à milícia e ao tráfico;
- Implantação de "Casas de Passagem" - tipo de hotel para pernoite a preços módicos, ideal para população de rua.

B) Habitação:
- Pretende criar habitações alternativas nas comunidades de favelas e morros
- Retirada dessas pessoas da mira da violência urbana (segundo suas palavras, promoverá a "desfavelização", e não a remoção) com a ajuda de uma Polícia treinada e da Força Nacional.

C) Transportes:
- Melhorias nos serviços e condições das estações de metrô e trens;
- Renovação da frota de ônibus (leia-se reestruturação do atual sistema, com novas licitações de empresas), incluindo as linhas intermunicipais, exclusivamente com veículos aprovados segundo as normas técnicas da ABNT;
- Vans de porta a porta para pessoas com deficiência que precisem de tratamento médico, reabilitação ou acesso à educação;
- Implantação do bilhete único de transportes.

D) Saúde:
- Responsabilização direta dos envolvidos pelo atendimento em hospitais públicos nos setores de emergência, reabilitação e tratamento ambulatorial, com equipamentos e remédios subsidiados;
- Apoio às instituições ligadas aos portadores de deficiência (também nas áreas de Educação e Reabilitação) com atenção especial à ABBR, resgatando sua condição de referência nacional no atendimento ao grande lesado;

E) Educação:
- Programa de capacitação de professores e funcionários para atendimento ao portador de deficiência;
- Obras e substituições de equipamentos e mobiliários necessários à acessibilidade nas escolas da rede municipal;
- Ampliação do sistema de transporte escolar porta a porta, exclusivo para estudantes com deficiência, nas áreas de atendimento de cada escola e convênios com instituições como INES, Instituto Benjamin Constant etc., para a complementação da educação necessária;
- Estímulo à implantação de cursos profissionalizantes por meio de convênios com instituições especializadas e empresas privadas; criação de cursos na UERJ, voltados para a temática da pessoa com deficiência, e de bolsa de estudo para estudantes universitários com deficiência carentes.

F) Trabalho:
- Estímulo às empresas, através de renúncia fiscal ou outro instrumento, para criação e manutenção de cursos profissionalizantes nas suas dependências, com pagamento de pro labore aos alunos, programa de seleção, encaminhamento e empregabilidade da mão-de-obra formada.

G) Esporte:
- Abertura de centros para-olímpicos, de reabilitação e educação, integrando a rede escolar, e capacitação dos profissionais de educação física para atendimento aos portadores de deficiência.

H) Lazer:
- Viabilização da acessibilidade dos portadores de deficiência a locais de turismo, lazer e entretenimento por meio com CREA-RJ, Sinduscon e Ministério Público.

I) Meio-ambiente:
- Recuperação das Baías de Guanabara e de Sepetiba;
- Melhorias no saneamento básico;
- Aferição contínua da qualidade do ar da Cidade;
- Limpeza e melhoria das condições dos bueiros;
- Contenção do desmatamento e reflorestamento das encostas nas áreas urbanas;
- Definição de eco-limites nas encostas, para novas construções.

J) Turismo:
- Revitalização da zona portuária e do centro da Cidade, com a criação de um aquário gigante no qual as principais formas de vida aquática da Cidade seriam expostas - o que segundo ele também implina numa recuperação ambiental;
- Melhoria na sinalização das ruas.


INFORMAÇÕES RELACIONADAS:

Gabeira é conhecido por suas atitudes inusitadas e polêmicas. Já virou assunto por desfilar pela Praia de Ipanema com uma tanguinha de crochê. Defende a profissionalização da prostituição
e a descriminalização da maconha. Dizem as más línguas que foi expulso do PT em 1985 por oferecer um “tapinha” ao então presidente da Câmara dos Deputados e "cacique" do PMDB Ulysses Guimarães. Em 1998, declarou que não fuma mais a droga no Brasil em respeito à lei. Lançou um livro a respeito: "A Maconha", da coleção "Fohla Explica" da "Publifolha", no qual discute, entre outras coisas, o papel social que a planta desempenhou na escravidão, seu uso em rituais religiosos na selva amazônica .

O Escândalo dos Sanguessugas - esquema de fraudes em licitações na área de saúde. De acordo com a Polícia Federal, que deflagrou a "Operação Sanguessuga" em 4 de maio de 2006, a quadrilha negociava com assessores parlamentares a liberação de emendas individuais ao Orçamento da União para municípios específicos. Com recursos garantidos, o grupo - que mantinha um integrante ocupando cargo no Ministério da Saúde - manipulava a licitação e fraudava a concorrência valendo-se de empresas de fachada. Dessa maneira, os preços da licitação eram superfaturados, chegando a ser até 120% superiores aos valores de mercado. O "lucro" era distribuído entre os participantes do esquema. Dezenas de deputados foram acusados.

Curiosidade: uma de suas duas filhas, Maya Gabeira, é bi-campeã mundial de surf em ondas gigantes.

Gabeira lançou sua pré-candidatura à Prefeitura no mesmo ano em que pediu à União
que considere seu tempo de exílio para efeito de aposentadoria. Devido à repercussão negativa, ele acabou por retirar o pedido, alegando que o Governo Federal estaria usando o fato para tentar prejudicar politicamente sua imagem. Também há denúncias sobre o uso de sobra de recursos de sua campanha – um total de R$ 200.000,00 – para o pagamento de seu website, cuja empresa pertenceria à própria esposa de Gabeira.

Gabeira é o único dos candidatos a prefeito que não espalhou propaganda pela Cidade porque é contra a poluição - sabe como é: santinhos por toda parte, inclusive pelo chão; cartazes; aqueles carros de som irritantes...

Caso alguém queira conhecer as suas proposições como Deputado:
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_lista.asp?Autor=522340&Limite=N
Fontes:

Nenhum comentário: