segunda-feira, 20 de julho de 2009

Aquela pessoa vive indignada com a corrupção e a falta de ética e a mesmo tempo...

... compra DVD e CD pirata.

... dá uma graninha extra para alguém adiantar o seu lado e colocá-lo uns passinhos à frente naquela fila enorme.

... achou um celular na rua e não procurou dono para devolver. Quem mandou não ter atenção?

... sai correndo da loja assim que percebe que o (a) caixa lhe deu o troco errado - e bem errado, a seu favor. Afinal o mundo é dos espertos.

... viu que aquela pessoa perdeu um objeto de valor, mas como ninguém notou, não falou nada. Esperou calmamente todo mundo sair de perto e... pronto! Achado não é roubado.

Mas...
... a venda de DVDs e CDs piratas financiam o que mesmo?

... tantos já passaram à frente daquele pobre coitado que estava esperando há um tempão que, dependendo do que for a fila, ele já pode até ter morrido.

... a pessoa que perdeu o celular pode estar desesperada porque perdeu telefones muito importantes de pessoas com quem tinha urgência de falar naquele dia.

... por causa daquele troco errado, ou o cara da loja foi descontado do salário para pagar o prejuízo - e ele não podia dar um rombo desses em seu orçamento - ou foi demitido por justa causa.

... aquele objeto não era da pessoa que perdeu e ela não sabe o que fazer para prestar contas ao verdadeiro dono. Ou o objeto era dela, que teve um prejuízo enorme com essa perda.


O que passa adiante não são as coisas que dizemos, são as coisas que fazemos. São essas coisas que os nossos filhos ou os que têm a nós de alguma forma com exemplo, enxergam. E certamente procurarão imitar-nos, porque esses somos seus exemplos de formação de caráter. E tenho dito.

Nenhum comentário: