terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Êta. oba-oba danado...

Obama tá na moda.
É o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e tido como uma personalidade excepcional.
Está pegando um país em crise, assim como Franklin Delano Roosevelt, o presidente que mais tempo governou por lá. Acho que só não ficou mais tempo porque morreu mesmo.
Roosevelt assumiu em 1933, pegando o rebote da crise de 1929, aquela que todo mundo já ouviu falar na escola e que também quebrou as bolsas de valores. No dia da posse, Roosevelt fez um discurso muito parecido, em conteúdo, com o discurso que o Obama fez. E então o país saiu da lama como num passe de mágica.
Peraí: mas será que foi mesmo assim?
Dia desses, ouvindo a Bandnews FM, o jornalista Carlos Boechat - adoro ele, mesmo discordando de algumas coisas que diz - falou uma coisa bem interessante. No tempo de Roosevelt, havia uma Guerra Mundial rolando. Os EUA estavam vendendo armas adoidado, e venda de armas é um negócio que dá dinheiro, sabia? Então pergunto: Foram mesmo as belas palavras de esperança para o povo americano que fizeram as coisas melhorarem?
Dias antes da posse do "Novo Herói" e, portanto, ainda no governo do Bush (aquele mané que levou sapatada) saiu mais um "qui-pro-có" entre Hamas e Israel, dois inimigos que ironicamente um dia já foram aliados contra a OLP (Organização para Libertação da Palestina, outro grupo irado, cujo nome já diz tudo e que atualmente está enfraquecido). Guerra vende armas, não é? E quem está vendendo essas armas?
Guardadas as devidas proporções, será que vai dar para levantar fundos?
Deus abençoe a América. E o resto do Mundo também.
*******
Quer tentar entender a confusão no Oriente Médio?
- Hamas: movimento militar organizado em partido político desde 2005, que em 2006 ganhou as eleições e passou a ocupar com maioria o parlamento da Palestina. É um pessoal bem radical que insurgiu-se em 1987 contra o Estado de Israel, cuja existência não reconhece de jeito nenhum. São considerados terroristas pela União Européia, mas são super-assistencialistas com seu povo, por motivos óbvios. Em junho de 2007, houve a "Batalha de Gaza", que resultou na expulsão da galera do Fatah - outro movimento - da Faixa de Gaza (que não é a de Bonsucesso), que passou a ser controlada pelo Hamas. Em resposta, o presidente palestino, Mahmud Abbas, retirou representantes do Hamas do governo da Autoridade Nacional Palestina na Cisjordânia.
- Israel (o Povo de Deus): é o povo judeu. Sua origem deu-se quando Sarah (esposa de Abraão) deu à luz Isaac, pai de Esaú e Jacó, que mais tarde teve seu nome mudado para Israel e tornou-se o também "pai" das doze tribos que originaram o povo judeu ou israelita. Disperso pelo mundo por causa das perseguições nazistas, com o fim da guerra resolveu ir atrás da Terra Prometida, da qual a Bíblia fala. Chegando lá, encontrou os palestinos, e começou a maior briga. Bomba vai, míssil vem, em 1948, com o devido aval da ONU, nasceu o Estado de Israel. O acordo original previa criar um Estado para Israel e outro para a Palestina, o que jamais aconteceu. Em vez disso, sucederam-se mais guerras que gradativamente foram forçando a retirada dos palestinos. E agora Israel quer tirar O Hamas da Faixa de Gaza de qualquer maneira.
- Palestina: povo nascido da mistura de vários povos, sendo os mais importantes os filisteus, os cananeus, os cristãos (Cruzados) e a partir do século VII , e os árabes muçulmanos. Os árabes têm sua origem em Ismael, filho bastardo de Abraão com Agar, a sua escrava egípcia. Mãe e filho acabaram expulsos para o deserto depois que Sarah, a esposa de Abraão, deu à luz Isaac. Essa confusão começou porque todo mundo achava que Sarah era estéril; e ter descendentes naquela época era uma obrigação. A propria Sarah lhe deu a escrava para que tivesse um filho, porque, naquela altura do campeonato, Sarah já tinha pra lá de 60 anos; e Abraão, pra lá de 90. Mas arrependeu-se porque a escrava passou a achar que era a tal.
- Faixa de Gaza: corresponde ao território filisteu chamado Falistin pelos árabes, de onde vem o nome Palestina. O nome Falistin significa "Terra de Gigantes" (alguém conhece a passagem bíblica sobre Davi e o "gigante" Golias, que era filisteu? Pois vem daí o nome).
Para quem quiser conferir na Bíblia: ler Gênesis, capítulo 16, 1-16 e capítulo 21, 1-20.
************
"Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra."
(Mateus, 5,5)

Nenhum comentário: