sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Jogaram um par de sapatos no Bush

O nome do cara é Muntazer al-Zaidi. É jornalista de um canal de TV iraquiano chamado Al-Baghdadiya.

O fato deu-se durante uma entrevista coletiva ocorrida por ocasião de uma visita-surpresa do Bush. Ele não só atirou os sapatos como proferiu insultos: "É o beijo de despedida, cachorro!", vociferou o repórter antes de atirar os sapatos. Os seguranças caíram em cima dele numa cena meio pastelão. E eu me pergunto até agora: por que cargas dágua ele não acertou ao menos uma sapatada?

Soube que, segundo a cultura oriental, atirar sapatos em alguém é ofensa grave. O cara agora está preso, sofreu torturas (segundo seu irmão, já lhe quebraram pelo menos um braço) e será julgado pela justiça iraquiana (leia-se governo arranjado pelos EUA).
Situação atual: no Oriente ele já é ídolo, e milhares de pessoas estão indo às ruas para pedir sua libertação. Um dos advogados de defesa de Saddam Hussein, Khalil Dulaimi, se ofereceu para defender o jornalista e garantiu que mais de 200 advogados de todo o mundo já ofereceram os serviços de maneira gratuita. Poderia ser mesmo engraçado. Mas não tem graça nenhuma.

O Iraque foi invadido sob pretextos de que o mundo estava ameaçado por armas nucleares fabricadas clandestinamente ali (já havia acontecido o atentado de 11 de setembro). Ninguém achou nada, nada ficou provado e, mesmo assim, continuaram a ocupação. Dizem as más línguas que a real intenção era tomar conta da produção de petróleo local. Para completar a balbúrdia, povo iraquiano reagiu à ocupação e começou a protestar, no seu melhor estilo. Muito sangue correu, e muito sangue corre. Um verdadeiro fiasco. Bush torrou horrores em dinheiro tentando resolver esse pepino. E aí uma crise interna tipo "bola de neve" correu por fora, cresceu em proporções de ameaçar tomar conta do planeta e pôr o liberalismo econômico em xeque. Hoje, às vésperas de acabar, o atual governo norte-americano é aclamado como um dos piores dos EUA.

Até o Lula está receoso de levar sapatadas. Fala a verdade: o iraquiano é um herói!!!

Nenhum comentário: